domingo, 30 de dezembro de 2007
Regressos!
Por instante voltei a ser menino, a deixar-me embalar apenas, revisitando cheiros e sabores da infância esquecida.
Reencontrei amigos de ontem e de sempre...foi bonito.
De volta ao frio e à realidade da vida.
Vamos à luta.
sexta-feira, 16 de novembro de 2007
Enfrentando o mundo real!
"Muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o coronel Aureliano Buendía haveria de recordar aquela tarde remota em que o pai o levou a conhecer o gelo."
Não me perguntem porquê, mas sempre que tenho de enfrentar situações difíceis/inesperadas, lembro-me destas palavras de abertura do "Cem anos de Solidão". Dá-me segurança e força para enfrentar o desconhecido. Afinal de contas,enfrento bem menos do que um pelotão de fuzilamento!
Mais um momento decisivo se aproxima...é inevitável. Espero estar à altura do desafio que se segue.
Volto a ter uma imensa vontade de enfrentar a vida apesar das contrariedades.Dar o meu melhor a cada dia e tentar deixar algo de mim!
Estou a preparar-me para enfrentar o mundo real. Espero continuar a seguir a máxima "o que quer que fizeres, tenta fazer bem".
Vou à luta.
sábado, 3 de novembro de 2007
Escolhas
É tão complicado escolher, quando perante o falhanço, as únicas pessoas a quem podemos pedir responsabilidades somos nós próprios!
21 gramas!
Há filmes que nos passam ao lado quando estreiam nos cinemas. Não fazem muito barulho. Não damos por eles.
Até que um dia entram nas nossas vidas. E de que maneira.
Este filme ficou entranhado em mim. Deixou-me fraco, vulnerável, sem me conseguir mexer. Estes filmes não me dão saúde. Mas gostei. Ai se gostei.
terça-feira, 30 de outubro de 2007
O Reino vs O Mundo é plano
Depois de ver o filme O Reino, que nos dá uma ideia da forma de actuar de um grupo terrorista e do seu combate pelos americanos, lembrei-me de um livro que li há pouco tempo chamado O Mundo é plano de Thomas Friedman, em que o autor dá vários exemplos da forma como os ricos e os pobres se relacionam cada vez mais na procura de melhores resultados no fabrico de diversos produtos e em que nos dizia que a única forma de se lutar contra o terrorismo e contra a pobreza de um modo geral é através do desenvolvimento económico, intelectual e cultural dos países mais pobres, fazendo-os jogar num mercado global, o que levará com que o Mundo fique cada vez mais plano. Sou adepto desta tese.
Mas a realidade teima em contrariar esta vontade de vivermos todos num mundo plano em que a competição e a luta será apenas de cérebros, não usando bombas para destruir gente inocente. Há gente que não tem interesse nenhum em viver num mundo assim, tentando fazer-nos regressar à idade da pedra em que vivem. Conseguirão?
segunda-feira, 22 de outubro de 2007
As Duas Faces da Guerra!
Noite agradável, a de Sexta-Feira na culturgest, a ver As Duas Faces da Guerra de Diana Andringa (Portugal) e Flora Gomes (Guiné-Bissau) sobre a Guerra colonial/Libertação na Guiné-Bissau. Sala cheia, maioritariamente de portugueses rindo-se e emocionando-se com episódios da história recente que envolveu os dois países. Aparentemente, sem ressentimentos.
Gostei desta abordagem inicial ao tema, embora tenha faltado alguma análise das situações e foi pena não se ter ouvido personalidades importantes e com responsabilidades na Guerra.
Esperam-se mais trabalhos do género, para que possamos todos aprender com as experiências do passado e que nos permita construir um futuro diferente.
quarta-feira, 17 de outubro de 2007
CP vs A náusea!
O dia amanhecera enublado, calmo, pacífico.O fim de semana fora agradável. Estava de volta a casa, entre livros e jornais, em paz comigo.
O comboio-Alfa da CP avança por terras de Portugal. Confesso que não reparo na beleza do que me rodeia. Estou concentrado. Dou razão a mim próprio pela decisão de fazer a viagem de comboio. Não me importo de pagar mais por isso. Sim, sou daqueles que têm náuseas brutais quando andam de autocarro por exemplo. Mas hoje não. Tudo corre bem.
De repente, estamos em Alhandra, o comboio pára. Penso para mim, coisa rápida, o costume. O maquinista avisa que tem de parar por um instante. Havia obras na linha.Sem problemas penso eu. Continuo calmamente a ler as minhas coisitas, não tenho pressa. De repente, novamente o maquinista. Desta vez para avisar aos distintos passageiros (pelos vistos eu incluído), que o resto da viagem teria de ser feita num autocarro ao serviço da CP.Lindo pensei eu.
Lá entrei no dito autocarro, com as tias todas da primeira classe em altos berros, como se as suas reclamações fossem mais importantes que as do resto do povo.
E de repente a náusea. Está de volta. E para ajudar as coisas tenho de ouvir as tias a fazerem-se ao motorista(de repente esqueceram-se das reclamações, incluindo os pedidos de almoço)e pior..tenho de ouvir a RFM (como é que é possível passar sempre a mesma música????) e o Alejandro Sanz a altos berros..
Neste momento estou quase mas mesmo quase a vomitar, mas heis que... sou salvo pela chegada à garre do Oriente. UFF!
Estou quase a capitular para o carro! Ouviste mãe?
Os meus agradecimentos à CP por me fazer viajar de autocarro de novo e por me fazer reviver a Náusea.
quarta-feira, 10 de outubro de 2007
Privação
Os dias vão passando, e as minhas séries nunca mais voltam.
As noites vão-se ocupando com maior dificuldade.
Ando com insónias.
Voltem depressa. House e Prison Break pelo menos.
Senão a televisão portuguesa mata-me de...tédio.
segunda-feira, 8 de outubro de 2007
Instantes!
No instante anterior parecemos ter o mundo nas nossas mãos. O futuro parece promissor e risonho. Nada nem ninguém nos pode parar!
No instante seguinte..os destroços de uma vida que poderia ter sido.
O amanhã parece deixar de fazer sentido. Tudo muda.
Deixamos de acreditar de que vale a pena lutar. A vitória deixa de ter qualquer sabor.
Passamos a tentar aproveitar pequenos instantes de vida, de alegria, de ternura..de humanidade. É tudo o que nos resta.
E de repente descobrimos pequenas pessoas que não deixam desmoronar o nosso pequeno mundo. Basta um olhar, uma palavra, um caminhar, uma mensagem ou uma simples presença para que as coisas pareçam ganhar algum sentido de novo.
Estas palavras são para ti que me fazes ter instantes de esperança.
domingo, 30 de setembro de 2007
Decisões
Um salto no escuro. Mais um.
Vem-me à memória o Coronel Buendía a enfrentar o pelotão de fuzilamento no Cem anos de solidão.
Está quase.
Sinto-me terrivelmente frágil.
A imagem do ser frio e racional parece cada vez mais distante.
Está quase.
Vou tentar ser feliz.Esta parece ser, para já, a minha única certeza.
Está quase.
terça-feira, 25 de setembro de 2007
Columbia U President Hammers Ahmadinejad
Que belo momento de um académico corajoso!
Simplesmente genial.
Ahmadinejad at Columbia University Part 2 of 4
É preciso ter imenso cuidado com este senhor..O homem faz-se de doido, mas tem a perfeita noção do poder da sua palavra e dos seus actos.
Myammar!
domingo, 23 de setembro de 2007
Mugabe, Brown e cimeira Europa-África
O primeiro Ministro britânico Gordon Brown disse, há dias, que não estará presente na cimeira Europa-África se Robert Mugabe vier a Lisboa.
Facto:
O Mugabe é dos piores presidentes que passaram pelo continente africano. Representa o lado mais negro do ser humano. O homem é louco, mente, manda "silenciar" adversários políticos ou qualquer pessoa que ouse contrariar as suas tristes ideias ou delírios , já mandou matar um número desconhecido de civis(é célebre a sua 5ª brigada), sem falar do facto de ter aniquilado a economia do seu país (apresentando, actualmente, como cartão de visita, uma inflação superior a 1000%), fazendo com que um país que era considerado o celeiro de África, esteja agora dependente da ajuda internacional para sustentar o seu povo, entre outros desmandos. Conclusão simples: O homem não presta!!
Acho bem que Gordon Brown esteja contra as insanidades do Mugabe(até porque houve imensos ingleses prejudicados pelo regime de Harare e que fazem lobby nesse sentido). Só que, se o homem for coerente, deveria ter a mesma atitude com mais de metade dos presidentes de África, de Eduardo dos Santos de Angola a Theodoro Obiang Nguema da Guiné-Equatoria ou a Nino Vieira da Guiné-Bissau,só para falar de alguns...
Conclusão: se formos por aí, não haverá cimeiras com ninguém, nem tão pouco negócios de petróleos, diamantes e afins...em nome da mesma coerência.
Por isso,será sempre melhor haver a dita cimeira Europa-África. Os líderes europeus devem ter a coragem de dizer olhos nos olhos a uns tantos ditadores africanos que o seu tempo já acabou e que a comunidade internacional não tolerará regimes despóticos,onde o conceito de direitos humanos não entra.. a cimeira já valeria para alguma coisa.
Além do mais,há uma série de assuntos muito mais importantes que o fait diver Mugabe, que urge tratar numa cimeira Europa-África.
O tempo não pára e os riscos da não realização da dita são maiores do que da sua realização.
segunda-feira, 17 de setembro de 2007
sexta-feira, 7 de setembro de 2007
Receitas
Após ter tentado explicar algumas coisas ao meu amigo, decidi, a bem da humanidadde, elaborar esta receita simples(quiçá simplista demais) para todos aqueles que querem fabricar Estados com esta característica mas que não tem grande jeito para a cozinha!
Como cozinhar um estado falhado em 10 passos:
1- Arranje um lugar algures no continente africano..de preferência na África Sub-Sahariana.
2- Estimule a venda de escravos durante séculos.
3- Faça com que os Europeus dividam os territórios,sem os conhecerem, usando réguas e esquadros numa conferência qualquer...por exemplo uma em Berlim.
4- Misture no mesmo espaço diversas etnias sem que tenham interiorizado o conceito de estado ou nação.
5- Faça com que a independência desse país da colonização europeia se faça rapidamente, sem um períodos de transição e sem que os novos governantes façam a mínima ideia do que é governar um país.
6- Se possível faça com que haja petróleo ou outros minérios que despertem a cobiça de todos.
7- Faça aparecer um ditador à africana e um povo maioritariamente analfabeto que bate palmas ao mesmo.
8- Garanta que os governantes não vêm um palmo à sua frente- não será muito difícil acredite!
9- Promova um culto da mediocridade como diria Chinua Achebe
10-Para que as coisas continuem neste caminho de sucesso, garanta que há de vez em quando, golpes e contra-golpes de estado e que os militares tenham sempre um papel activo, quiçá primordial na sociedade.
Verá que seguindo estes passos, terá todas as condições para ter um Estado falhado do qual se poderá orgulhar!
quarta-feira, 5 de setembro de 2007
Para ti Sis!
Lá vai mais um ano..
Ainda me lembro:
- dos tempos em que não te calavas por um segundo, não cedendo às chantagens do Pai que te queria de boca fechada durante 5 minutos a troco de tudo.
- do teu acordar sempre de mau humor, que melhorava apenas ao meio da manhã..e nós a meter-mo-nos contigo à mesma.
- das conversas até de madrugada, que me fazia passar temporadas no teu quarto, até a mãe levantar e nos mandar calar e dormir.
- de gozarmos com toda a gente à força toda..lembro-me das tuas gargalhadas sonoras.
- do nosso projecto de rádio em casa, com noticiários produzidos à maneira e música sempre a abrir.
-das idas aos acampamentos..
E o tempo foi passando.. a distância foi-nos obrigando a crescer.. mas as férias em casa fazia-nos voltar a ser os meninos de sempre.
Mais um ano SIS!
Tenho pena de mais uma vez não estar por perto..
Às vezes penso se fiz a escolha certa! Seguindo por um caminho mais longo e mais complicado, deixando-te tantas vezes sozinha a receber os choques para os quais não foste treinada.. Tiveste de crescer rapidamente..
Mas tu sabes que hoje, como ontem e espero eu amanhã, estou por perto..
Sabes sempre onde me encontrar..
Que o futuro te sorria!
sábado, 1 de setembro de 2007
quinta-feira, 30 de agosto de 2007
Amor é prosa, sexo é poesia
segunda-feira, 27 de agosto de 2007
Nélson Évora
quarta-feira, 22 de agosto de 2007
África, Continente Acorrentado de Robert Guest
Robert Guest (Jornalista e Editor do The Economist)consegue, através deste livro, dar um conjunto de pistas (sem as banalidades do costume) que tentam explicar o caos em que vive o continente africano e responder a uma série de questões, nomeadamente:
Porque é que a África é o único continente que empobreceu nas últimas 3 décadas?
Porque esttão tantas nações africanas em Guerra?
Porque razão a SIDA atingiu a África mais do que qualquer outra região?
Porque são tantos governos corruptos, inaptos e despóticos?
Porque é a ajuda externa um verdadeiro falhanço?
Das melhores coisas que li nos últimos tempos!!
Sentimentos!
Agora sinto apenas NOJO das pessoas que vejo aparecer permanentemente sem nenhum pudor e com muita lata(leia-se ministros+militares+pessoal que gravita à volta deste pseudo-poder) e uma imensa Desesperança para esse país e o seu povo!!
Espero que o futuro me contrarie e haja algo de novo que me faça voltar a acreditar.
sexta-feira, 10 de agosto de 2007
Coimbra
quinta-feira, 9 de agosto de 2007
O grito de Munch
domingo, 5 de agosto de 2007
sábado, 4 de agosto de 2007
Acampamento Nacional de Escuteiros
Vendo na televisão mais um acampamento nacional de escuteiros em Portugal, vem-me à memória os meus acampamentos nacionais, que com o passar dos anos se foi esfumando na memória.. momentos de paz,liberdade, amizade,trabalho em equipa, construindo o mínimo de conforto necessário e os fogos do conselho sempre únicos...
Que diferença com o vazio que se vai apoderando do meu ser...
Está difícil P. O que vale é que de vez em quando ouço o teu "Força rapaz", que me dá forças para enfrentar uma nova aurora..esperando que o sol volte a brilhar.
quarta-feira, 1 de agosto de 2007
Jack Johnson performs Imagine
Finalmente a ONU decidiu, em cooperação com a união africana, enviar tropas para Darfur (a China lá cedeu...vá-se lá saber porquê!!!)... É claro que até que fosse tomada esta decisão morreram 200.000 pessoas..e ainda hão de morrer muitos mais até que lá cheguem as tropas..esperemos que cheguem.
Enquanto isso,vai havendo campanhas por este mundo,nomeadamente este do SAVE DARFUR,onde se inclui este Imagine interpretado por Jack Johnson...
Mas por cá também há várias iniciativas, como a dos Missionários Combonianos de Coimbra que estão a vender diversos objectos feitos por Sudaneses (obrigado pela informação Johny).
E se o mundo fosse diferente?
quarta-feira, 25 de julho de 2007
Limbo!
Sonhos!
Pedra Filosofal
Eles não sabem que o sonho
é uma constante da vida
tão concreta e definida
como outra coisa qualquer,
como esta pedra cinzenta
em que me sento e descanso,
como este ribeiro manso
em serenos sobressaltos,
como estes pinheiros altos
que em verde e oiro se agitam,
como estas aves que gritam
em bebedeiras de azul.
eles não sabem que o sonho
é vinho, é espuma, é fermento,
bichinho álacre e sedento,
de focinho pontiagudo,
que fossa através de tudo
num perpétuo movimento.
Eles não sabem que o sonho
é tela, é cor, é pincel,
base, fuste, capitel,
arco em ogiva, vitral,
pináculo de catedral,
contraponto, sinfonia,
máscara grega, magia,
que é retorta de alquimista,
mapa do mundo distante,
rosa-dos-ventos, Infante,
caravela quinhentista,
que é cabo da Boa Esperança,
ouro, canela, marfim,
florete de espadachim,
bastidor, passo de dança,
Colombina e Arlequim,
passarola voadora,
pára-raios, locomotiva,
barco de proa festiva,
alto-forno, geradora,
cisão do átomo, radar,
ultra-som, televisão,
desembarque em foguetão
na superfície lunar.
Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida,
que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança.
In Movimento Perpétuo, 1956
A miséria humana!
Mas há alturas,ainda assim, em que conseguimos ser surpreendidos...
Vendo nas notícias, após o acidente em São Paulo com o avião da TAM, e depois de acesa troca de acusações sobre o estado do aeroporto de Congonhas, em que o governo de Lula da Silva estava sob fogo cruzado, 2 assessores do presidente não hesitaram em demonstrar,através de gestos, a sua satisfação e alívio por se saber que o avião apresentava uma avaria técnica que poderia explicar o acidente e não a má condição da pista...
O que interessa terem morrido uns quantos inocentes? o que interessa a dor dos familiares que de repente ficaram sem os seus entes queridos? Pelos vistos nada..porque a única coisa que interessa a esta gente é manterem os seus tristes empregos.. Triste humanidade..
Mas como um exemplo não basta..eis que..
Na sequência das inundações no Reino Unido, em que se verifica uma carência generalizada de água, um grupo de deficientes decide comprar,numa loja, garrafões de água a menos de uma libra para os vender a seguir,na rua, a quase 5 libras,aproveitando-se do estado debilitado das pessoas..
E Kant ainda dizia que todos nós nascemos com aquilo a que chamou de senso crítico.. cada vez vou tendo mais dúvidas sobre isso..
sexta-feira, 20 de julho de 2007
O outro pé da sereia!
quinta-feira, 19 de julho de 2007
Jorge Palma - Encosta-te a Mim
O Jorge Palma insiste em escrever o que eu gostaria de ter escrito e a compor as músicas que me invadem a alma..
E eu não me queixo..
Obrigado Jorge
quarta-feira, 4 de julho de 2007
quarta-feira, 27 de junho de 2007
Ondjaki!
Acabei há dias de ler Quantas Madrugadas Tem a Noite, do autor Angolano Ondjaki.
É um livro que apresenta um escritor africano jovem, com uma capacidade enorme de transmitir emoções, contar estórias de uma forma quase poética, de uso e distorção do Português misturando expressões coloquiais e linguas tradicionais angolanas e os sabores, odores e viveres dos angolanos no seu país. O dia à dia de um povo que não desiste de ser feliz.
Uma luz nova desponta no panorama cultural angolano.
Que o futuro lhe sorria!!
terça-feira, 19 de junho de 2007
José Hermano Saraiva!
Lendo memórias das primeiras duas décadas de vida do Prof José Hermano Saraiva...
Parece simples escrever daquela forma, transmitir emoções e transportar os leitores para o início do século XX.
Concorde-se com o homem ou não ( e há muitos aspectos pelo menos discutíveis), é justo reconhecer a inteligência e o percurso de uma vida dedicada à causa pública.
Fico à espera dos próximo fascículos.
A minha homenagem Prof pela coragem..
segunda-feira, 18 de junho de 2007
Votar Obama!!
Caros amigos!
Estas eleições americanas prometem. O que virá a seguir?? Estamos curiosos
sábado, 16 de junho de 2007
Quem me leva os meus fantasmas?
quinta-feira, 14 de junho de 2007
Dona Pura e os Camaradas de Abril
Caros amigos internautas!
Acabei de ler há dias o livro do cabo-verdiano Germano Almeida, Dona Pura e os Camaradas de Abril, e aconselho vivamente.
O livro prova-nos mais uma vez a mestria deste autor de cabo-verde em contar estórias com um sentido de humor único, análise mordaz ao dia à dia e às emoções do povo cabo-verdiano,tornando a nossa leitura leve e fresca como a aragem das ilhas e das suas gentes.
A estória passa-se em torno do 25 de Abril, dos ideais da revolução, e dos sonhos de jovens que terão de contribuir em breve para o futuro do seu país
Recomendo a sua leitura.. Não se vão arrepender
Angola/Zimbabué ou Santos/Mugabe
Com o consentimento tácito da SADC, Angola "exige" que o Zimbabué participe na II Cimeira UE-África a ser realizada nos dias 8 e 9 de Dezembro na capital portuguesa.
Cá está a prova de que os ditadores têm um sentido de entreajuda muito grande e de que a União Africana é um antro de gente decadente a afundarem com eles todo um continente.
Não há ninguém que chame à razão esse déspota que é o Mugabe e cá para mim ainda lhe dão os parabens por dar cabo de um país.
Triste sina
quarta-feira, 6 de junho de 2007
Passagem pela feira do livro!
Mais uma feira do livro de Lisboa. Este ano pareceu-me menos rico na diversidade.
Passeando por lá. Livros a olhar..pensamentos a fluir.
Umas compras:
O Eterno Marido(Dostoyevsky)- Continuando a descoberta de Dostoiévski-espero sátira, humor cruel e análise profunda da mente humana.
Dona Pura e os Camaradas de Abril(Germano de Almeida)-Cabo-Verde e portugal no olhar sempre divertido deste autor Cabo-verdiano. Leitura fácil e agradável.
O Vendedor de passados(Agualusa)- Entrada no universo Agualusa. O que será que me espera?
Quantas madrugadas tem a noite(Ondjaki)- Pergunto-me porque nunca me interessei por este autor angolano. Vamos tirar a prova dos 9.
E a minha vida vai-se enriquecendo com estes prazeres.
quarta-feira, 30 de maio de 2007
Lembrando o poeta Guineense Tony TcheKa!
Vendo imagens da desgraça constante que assola o continente africano, veio-me à memória um poema datado de 1980 do poeta Guineense Tony Tcheka, chamado Desafio e que consta do livro Noites de Insónia na Terra Adormecida, que partilho com os amigos internautas.
Desafio
Até parece
que a Sul o tempo parou
até parece que o sol
que nos queima
é obtuso e sisudo
até parece
que fomos privados
do apetite
da vontade
da lucidez
até parece
que irrompemos
d'algum ventre enteado
palavra que parece
Até parece que perdemos o Norte
e que o Sul é recóndito
confinado à malvadez
e cozinhados da fa má
Sul é amargo da boca
e o santo na mão
Será sina castigo ou destino
marcado nos porões negreiros?
E o desespero a fome
a doença os bolsos minguados
todos esses fiéis companheiros
serão mosteiros
ou simples penitência
para salvar a alma do corpo sofredor?
Mas palavra que apetece
soltar um grito
e desafiar de vez
esta força imensa
que se alimenta da minha dor
~da nossa dor!
Tony Tcheka
Bissau 1980
domingo, 27 de maio de 2007
Momentos de ternura
Há tempos li este texto de um escritor da América Latina e que transmite o melhor da nossa humanidade e decidi partilhá-lo com todos.
"Se, por um instante, Deus se esquecesse de que sou uma marioneta de trapo e me presenteasse com um pedaço de vida, possivelmente não diria tudo o que penso, mas, certamente, pensaria tudo o que digo.
Daria valor às coisas, não pelo que valem, mas pelo que significam.
Dormiria pouco, sonharia mais, pois sei que a cada minuto que fechamos os olhos perdemos sessenta segundos de luz.
Andaria quando os demais parassem, acordaria quando os outros dormem.
Escutaria quando os outros falassem e gozaria um bom sorvete de chocalate.
Se Deus me presenteasse com um pedaço de vida, vestir-me-ia simplesmente, jogar-me-ia de bruços no solo, deixando à descoberto não apenas o meu corpo, como a minha alma.
Deus meu, se eu tivesse um coração, escreveria o meu ódio sobre o gelo e esperaria que o sol saísse.
Pintaria com um sonho de Van Gogh sobre estrelas um poema de Mário Benedetti e uma canção de Serrat seria a serenata que ofereceria à Lua.
Regaria as rosas com as minhas lágrimas para sentir a dor dos espinhos e o encarnado beijo das suas pétalas.
Deus meu, se eu tivesse um pedaço de vida.
Não deixaria passar um só dia sem dizer às gentes-amo-te,amo-te.
Convenceria cada mulher e cada homem que são os meus favoritos e viveria enamorado do amor.
Aos homens, provaria como estão enganados ao pensar que deixam de se apaixonar quando envelhecem, sem saber que envelhecem quando deixam de se apaixonar.
A uma criança daria asa, mas deixaria que aprendesse a voar sozinha.
Aos velhos ensinaria que a morte não chega com a velhice, mas com o esquecimento.
Tantas coisas aprendi com vocês, os homens...
Aprendi que todo o mundo quer viver no cimo da montanha, sem saber a verdadeira felicidade está na forma de subir a escarpa.
Aprendi que quando um recém-nascido aperta com a sua pequena mão pela primeira vez o dedo do seu pai, o tem prisioneiro para sempre. Aprendi que um homem só tem o direito de olhar um outro de cima para baixo para o ajudar a levantar-se.
São tantas as coisas que pude aprender com vocês, mas, finalmente, não poderão servir de muito porque quando me olharem dentro dessa maleta, infelizmente, estarei morrendo.
Autor de América Latina
quinta-feira, 17 de maio de 2007
Ânsia de liberdade
quarta-feira, 16 de maio de 2007
O mundo continua a sua busca incessante de auto-destruição.
Na Palestina a situação agrava-se a cada dia. 30 mortos e dezenas de feridos é o resultado da "balbúrdia" gerada pelo Hamas e pela Fatah. E para variar quem é que sofre?? Os mais fracos(sim,esses que não podem pegar em armas para se libertarem desse domínio cruel)...
Em todos os cantos deste mundo há pessoas a alimentarem-se da dor dos mais fracos..
E pergunto-me a cada dia...quando e onde é o momento final? A gente encontra-se lá.
sexta-feira, 11 de maio de 2007
Coisas incompreensíveis!
Caros amigos internautas!
Por mais que pensemos que já vimos tudo e já aprendemos com os erros do passado, há sempre algo de novo a lembrar-nos do contrário.
As notícias que chegam de Darfur(Sudão) são cada vez mais preocupantes. Há um grupo de pessoas inocentes a serem mortas a cada minuto por um bando de mentecaptos.
Mas o que é que nós assistimos?:
1.Uma cumplicidade terrível de vários países interessados no negócio do petróleo e o das armas.
2.A total incompetência e inércia da ONU ( mais uma vez...) em resolver este problema.Qualquer dia, mais vale acabar com esta organização..
3.A ausência mais uma vez,e sempre, da dita União Africana (que engloba um bando de incompetentes e corruptos desse triste continente.
Até quando?
Pensador
quarta-feira, 18 de abril de 2007
Novo governo na Guiné-Bissau!!
A Guiné-Bissau, um dos países mais pobres do mundo(triste sina), e que conseguiu(enorme proeza)decrescer nos últimos anos de desgoverno e desvario, tem uma nova equipa governamental chefiada por por Martinho Ndafa Cabi!
Antes de mais quero deixar aqui os meus votos de sucessos(pior é quase impossível convenhamos)para o novo governo... mas.... tenho dúvidas e reticências na minha mente..
1ºO próprio primeiro ministro. Preferia alguém mais velho, com competência já demonstrada na vida profissional, a nível político e com capacidade de dar garantias aos doadores internacionais... Espero estar enganado
2º O tamanho do governo. 20 ministros para um país como a Guiné-Bissau????? Alguém me explica qual é a necessidade? Onde é que há dinheiro para manter esta orgânica de governo??
3º A grande maioria dos Ministros deixa-me com muitas dúvidas em relação á sua competência técnica,política e de experiência...(mais uma vez espero que nos estejam reservadas surpresas agradáveis)..
4º Baciro Dabó Ministro??????(palavras para quê..)
5º Que relação teremos entre o Governo e a Presidência da República?
Esperemos todos que as dúvidas agora apresentadas sejam apenas isso mesmo... e que tenhamos um bom governo, que relance o país rumo ao futuro..
O povo merece...!!!
segunda-feira, 16 de abril de 2007
A importância da memória!
Revendo o filme Hotel Ruanda, veio-me à mente vários pensamentos e reflexões que quero compartilhar convosco caros amigos internautas...
1º A capacidade que os seres humanos têm de fazer mal,ultrapassando todos os limites imaginários, indo contra todos os princípios que nos dizem que todos os homens têm intrínsecamente capacidade de distinguir entre o bem e o mal;
2ºO problema das divisões étnicas em África, um foco sempre presente de conflitos(saiba alguém aproveitá-lo)
3º A capacidade da comunicação social iinfluenciar as massas, aproveitando-se da ignorância, do analfabetismo e da falta de capacidade crítica das pessoas.
4ºO facto de apenas nós os Africanos podermos resolver os nossos problemas. Não tenhamos dúvidas, na Hora H não podemos contar com mais ninguém a não ser nós próprios. Uma lição a aprender!!
5º A completa inutilidade que muitas vezes(demasiadas de resto) afecta a ONU e a necessidade de uma figura de consenso mundial que dê um novo rumo e uma vida nova a esta organização.
O futuro será diferente?
Aprendemos alguma coisa com o passado?
Batata pensadora
terça-feira, 3 de abril de 2007
Sonhos
Parecia real, ouvi na rádio logo na aurora ... novos ventos do meu país,notícias de um novo dia...
Parece que metade dos políticos começou a trabalhar, uns a darem aulas, outros no campo a lavrarem a nossa terra fértil, outros a construirem pontes, outros a imigrarem para a Europa e outros, ainda, a carregarem sacos de arroz no Porto.
E o povo sorria, outros choravam de alegria. Lembravam-se do passado, dos dias de sofrimento, sonhos traídos de uma Independência desejada. Aguentaram de tudo. Corrupção, casas a serem construídas, vivendas a serem compradas em Portugal, pontas recheadas para os fins de semana, casas 1, 2,3,... e as prisões, invenções, golpes, contra-golpes, mortes, ajustes de conta... e a ignorância, ganância, quero posso e mando. Tudo feito em nome do chefe, vários chefes. E, ainda, havia meses sem receber, falta de arroz no mercado, greves nas escolas, hospitais de susto. E o povo calado, submisso, esperando por um dia que nunca mais chegava...acreditando e sendo comprados por pequenos nadas, promessas impossíveis de cumprir..
Mas hoje não..
Hoje temos o início de 10 anos de um governo estável, de gente séria, com competência técnica, política e com confiança por parte dos doadores internacionais. Engraçado!! não precisam da política para serem reconhecidos, têm trabalho em todo o lado... e como se não bastasse, há um Presidente diferente, sério , que sabe do que fala, que ajuda, que une o povo, que trabalhou toda a vida, que decidiu prestar um serviço ao seu país...
E tudo foi diferente...o Povo vivia feliz , sem sobressaltos. Tocavam tambores, dançavam abraçados.. Agora sim o amanhã faz sentido, tudo começou a valer a pena...Tão azul.. Todos trabalhavam árduamente para construir um país, um orgulho para as gerações seguintes.
E de repente...o acordar, o voltar à realidade.
Era tudo um sonho..
E pensei sobressaltado...seria possível transformá-lo em realidade??
Cidadão global
quarta-feira, 21 de março de 2007
Insanidades!!!
Como é que alguém no seu perfeito juízo consegue transformar um país rico e próspero num manto de retalhos, de brutalidade e banalidades...?
Triste África...
Amanhã será diferente??
Imagens de longe
terça-feira, 20 de março de 2007
Big bang
Bem vindos a este refúgio, espaço que pretende ser de pensamentos, análises, ensaios e outros exercícios de escrita e de expressão sobre a vida que nos rodeia. Pretendo transmitir alegrias, tristezas, sonhos, saudades e se possível uma bela gargalhada...
Até sempre
Cidadão do mundo