domingo, 23 de setembro de 2007

Mugabe, Brown e cimeira Europa-África



O primeiro Ministro britânico Gordon Brown disse, há dias, que não estará presente na cimeira Europa-África se Robert Mugabe vier a Lisboa.

Facto:
O Mugabe é dos piores presidentes que passaram pelo continente africano. Representa o lado mais negro do ser humano. O homem é louco, mente, manda "silenciar" adversários políticos ou qualquer pessoa que ouse contrariar as suas tristes ideias ou delírios , já mandou matar um número desconhecido de civis(é célebre a sua 5ª brigada), sem falar do facto de ter aniquilado a economia do seu país (apresentando, actualmente, como cartão de visita, uma inflação superior a 1000%), fazendo com que um país que era considerado o celeiro de África, esteja agora dependente da ajuda internacional para sustentar o seu povo, entre outros desmandos. Conclusão simples: O homem não presta!!

Acho bem que Gordon Brown esteja contra as insanidades do Mugabe(até porque houve imensos ingleses prejudicados pelo regime de Harare e que fazem lobby nesse sentido). Só que, se o homem for coerente, deveria ter a mesma atitude com mais de metade dos presidentes de África, de Eduardo dos Santos de Angola a Theodoro Obiang Nguema da Guiné-Equatoria ou a Nino Vieira da Guiné-Bissau,só para falar de alguns...
Conclusão: se formos por aí, não haverá cimeiras com ninguém, nem tão pouco negócios de petróleos, diamantes e afins...em nome da mesma coerência.

Por isso,será sempre melhor haver a dita cimeira Europa-África. Os líderes europeus devem ter a coragem de dizer olhos nos olhos a uns tantos ditadores africanos que o seu tempo já acabou e que a comunidade internacional não tolerará regimes despóticos,onde o conceito de direitos humanos não entra.. a cimeira já valeria para alguma coisa.

Além do mais,há uma série de assuntos muito mais importantes que o fait diver Mugabe, que urge tratar numa cimeira Europa-África.
O tempo não pára e os riscos da não realização da dita são maiores do que da sua realização.

Sem comentários: