quarta-feira, 18 de abril de 2007

Novo governo na Guiné-Bissau!!




A Guiné-Bissau, um dos países mais pobres do mundo(triste sina), e que conseguiu(enorme proeza)decrescer nos últimos anos de desgoverno e desvario, tem uma nova equipa governamental chefiada por por Martinho Ndafa Cabi!

Antes de mais quero deixar aqui os meus votos de sucessos(pior é quase impossível convenhamos)para o novo governo... mas.... tenho dúvidas e reticências na minha mente..

1ºO próprio primeiro ministro. Preferia alguém mais velho, com competência já demonstrada na vida profissional, a nível político e com capacidade de dar garantias aos doadores internacionais... Espero estar enganado

2º O tamanho do governo. 20 ministros para um país como a Guiné-Bissau????? Alguém me explica qual é a necessidade? Onde é que há dinheiro para manter esta orgânica de governo??

3º A grande maioria dos Ministros deixa-me com muitas dúvidas em relação á sua competência técnica,política e de experiência...(mais uma vez espero que nos estejam reservadas surpresas agradáveis)..

4º Baciro Dabó Ministro??????(palavras para quê..)

5º Que relação teremos entre o Governo e a Presidência da República?

Esperemos todos que as dúvidas agora apresentadas sejam apenas isso mesmo... e que tenhamos um bom governo, que relance o país rumo ao futuro..

O povo merece...!!!

segunda-feira, 16 de abril de 2007

A importância da memória!





Revendo o filme Hotel Ruanda, veio-me à mente vários pensamentos e reflexões que quero compartilhar convosco caros amigos internautas...

1º A capacidade que os seres humanos têm de fazer mal,ultrapassando todos os limites imaginários, indo contra todos os princípios que nos dizem que todos os homens têm intrínsecamente capacidade de distinguir entre o bem e o mal;

2ºO problema das divisões étnicas em África, um foco sempre presente de conflitos(saiba alguém aproveitá-lo)

3º A capacidade da comunicação social iinfluenciar as massas, aproveitando-se da ignorância, do analfabetismo e da falta de capacidade crítica das pessoas.

4ºO facto de apenas nós os Africanos podermos resolver os nossos problemas. Não tenhamos dúvidas, na Hora H não podemos contar com mais ninguém a não ser nós próprios. Uma lição a aprender!!

5º A completa inutilidade que muitas vezes(demasiadas de resto) afecta a ONU e a necessidade de uma figura de consenso mundial que dê um novo rumo e uma vida nova a esta organização.

O futuro será diferente?
Aprendemos alguma coisa com o passado?


Batata pensadora

terça-feira, 3 de abril de 2007

Sonhos



Parecia real, ouvi na rádio logo na aurora ... novos ventos do meu país,notícias de um novo dia...

Parece que metade dos políticos começou a trabalhar, uns a darem aulas, outros no campo a lavrarem a nossa terra fértil, outros a construirem pontes, outros a imigrarem para a Europa e outros, ainda, a carregarem sacos de arroz no Porto.

E o povo sorria, outros choravam de alegria. Lembravam-se do passado, dos dias de sofrimento, sonhos traídos de uma Independência desejada. Aguentaram de tudo. Corrupção, casas a serem construídas, vivendas a serem compradas em Portugal, pontas recheadas para os fins de semana, casas 1, 2,3,... e as prisões, invenções, golpes, contra-golpes, mortes, ajustes de conta... e a ignorância, ganância, quero posso e mando. Tudo feito em nome do chefe, vários chefes. E, ainda, havia meses sem receber, falta de arroz no mercado, greves nas escolas, hospitais de susto. E o povo calado, submisso, esperando por um dia que nunca mais chegava...acreditando e sendo comprados por pequenos nadas, promessas impossíveis de cumprir..
Mas hoje não..
Hoje temos o início de 10 anos de um governo estável, de gente séria, com competência técnica, política e com confiança por parte dos doadores internacionais. Engraçado!! não precisam da política para serem reconhecidos, têm trabalho em todo o lado... e como se não bastasse, há um Presidente diferente, sério , que sabe do que fala, que ajuda, que une o povo, que trabalhou toda a vida, que decidiu prestar um serviço ao seu país...
E tudo foi diferente...o Povo vivia feliz , sem sobressaltos. Tocavam tambores, dançavam abraçados.. Agora sim o amanhã faz sentido, tudo começou a valer a pena...Tão azul.. Todos trabalhavam árduamente para construir um país, um orgulho para as gerações seguintes.
E de repente...o acordar, o voltar à realidade.
Era tudo um sonho..
E pensei sobressaltado...seria possível transformá-lo em realidade??

Cidadão global